a rádio

História da Rádio Mundial FM

Rádio Mundial FM - 90,7
Home: www.mundialvirtual.net

E-mail: mundial@mundialvirtual.net



COMUNICAR É UM DOM DE DEUS




A comunicação faz parte da vida de todos os cidadãos, é uma arte, uma dádiva. De uma maneira ou de outra, todos somos comunicadores: na família, no trabalho, na conversa com os amigos, sempre estamos comunicando. Através da comunicação poderemos salvar ou condenar alguém, pois se não for bem utilizada ela poderá se transformar numa arma muito perigosa. O rádio, por exemplo, surgiu do anseio de um homem em aperfeiçoar a comunicação, ampliá-la, deixá-la mais potente, mais eficiente. O descobrimento das ondas do rádio se atribui ao cientista e inventor italiano Gugliemo Marconi, mas aí talvez, se comete injustiça a um cientista brasileiro, predecessor de Marconi e de tantos outros, Padre Roberto Landell de Moura, um gaúcho, nascido em janeiro de 1861. O padre cientista construiu diversos aparelhos que inclusive expôs ao público da capital paulista no ano de 1893. Tais como telefonia sem fio, telegrafia fonética com o qual duas pessoas podiam comunicar-se sem ser ouvidas por terceiros e tantas outras invenções. O rádio nessa época já era importante nos meios sociais e continuou e continua até os dias de hoje. Ao nascermos já temos nosso destino traçado. Deus cria oportunidades iguais para todos, nos dá inteligência e sabedoria para que cada um descubra sua verdadeira vocação e esta de comunicar através do rádio é uma das mais belas e amadas, pois através dela é que sobrevive a luta e a busca da realização do sonho.






E aqui começa a nossa história e não poderia ser diferente, seguindo os passos dos sonhadores e intelectuais um homem matuto dotado de simplicidade, trabalhador da roça, mãos calejadas, paulista de nascimento, mineiro por sentimento, paranaense por convicção e paraguaio por amor, ingressou na região da Maracayu no ano de 1975, mais precisamente na área rural da cidade de San Alberto – PY onde foi um dos pioneiros da grande colônia brasileira da região, chamado Roberto de Souza. Brasileiro, apaixonado pela fronteira e acima de tudo pelo fascínio da comunicação e em busca de realização de seus sonhos, inicia sua caminhada. Roberto de Souza viveu sua infância, juventude e formação completa trabalhando no cabo da enxada e ouvindo as músicas sertanejas na Rádio Nacional de São Paulo, nos tempos da “linha sertaneja classe A” e programa Edgar de Souza. Na medida em que os artistas iam se apresentando, o homem sentia arrepios e mergulhado naquilo que mais ama em sua vida foi traçando suas metas e sonhos até então quase impossíveis, mas o segredo da vida é triunfar sempre. O tempo foi passando até que chega o grande dia do sonho se tornar realidade, começa amadurecer a idéia na prática de se montar uma Rádio no Paraguai.






Depois de muitos estudos e contatos, em 10 de setembro de 1999, no bairro Remancito em Cidade do Leste, eis que surge no ar a Rádio Mundial Fm na freqüência 105.3 MHz, representando a grandeza do sonho do homem simples da roça, o matuto que transformava seus ideais em prática: com 300 watz apenas, muito embora irregular, sua Rádio entrou no ar. Permaneceu por dois meses só tocando músicas, quase toda programação com musicas brasileiras. Apesar de estar no Paraguai. Roberto de Souza, sempre com apoio incondicional de sua família começou a montar sua equipe de seguidores e parceiros: técnico Rosalino Portilho e os sonoplastas: Elvis Garayo, Maickel Pirchiner da Costa. Mais tarde, vieram se juntar a equipe dos sonoplastas, Natanael da Silva e Samuel Teixeira de Souza. Locutores: Geraldo Garayo, paraguaio poeta, compositor, cantor e comunicador; juntamente com outros locutores brasileiros.






Com muitas dificuldades iniciais até com relação às músicas, se buscava disco em vinil e, CDs, em todo lugar. Na época montavam-se gravações somente em MD. Quando o povo da fronteira descobriu a Rádio Mundial foi uma festa, amor à primeira vista, o primeiro ouvinte a participar foi o senhor Lindemberg Góes do Jardim São Paulo. Os primeiros contatos e incentivos que duram até hoje vieram da ouvinte Vilma Jacintho Terra, do Jardim Curitibano IV - Foz do Iguaçu. Poemas e sugestões entre tantos, destaque também para a ouvinte fiel até os dias de hoje Aline Langwinski da Silva do Portal da Foz. O primeiro comercial depois de quase três meses no ar foi da Tele mensagem "In Love".






Passados alguns meses a equipe resolveu se mudar do bairro Remancito para edifício Espanha no centro de Cidade do Leste. Os poucos equipamentos foram transportados pelo ouvinte e amigo cantor Giancarlo de Lucca, que mais tarde se tornaria integrante da equipe de locutores.






A Rádio se instalou no edifício Espanha por dois anos: novembro/1999 a junho/2001. Neste período tivemos uma rápida passagem por Porto Iguaçu na Argentina devido aos problemas de documentação. Em setembro ainda daquele ano retornou a Cidade do Leste onde permaneceu até março de 2003 trabalhando apenas com o amparo de uma liminar judicial e a espera de uma sintonia legal.






A Rádio Mundial teve sua ascensão muito rápida, com pouco tempo de existência já caiu no agrado do povo. Nosso diretor Roberto de Souza criou uma programação baseada no desejo, anseio de alegria e entretenimento dos ouvintes da tríplice fronteira. Dizia ele: “As pessoas estão cansadas de ouvir notícias tristes”, todos queriam músicas, causos, piadas e muito calor humano. Com o crescimento, a Rádio Mundial FM passou a ser perseguida pela justiça que no cumprimento de seu dever e certamente pressionada pela direção das Rádios legais da fronteira (Brasil – Paraguai - Argentina), saiu do ar por um longo período.
E aí começou a angústia, a busca e luta incansável da equipe e diretores na espera da tão sonhada sintonia legal. Sem perder jamais a esperança, o grupo permaneceu praticamente completo e unido, cada um contribuindo de sua maneira para realização daquilo que era o objetivo de todos. Os ouvintes permaneciam também unidos em oração e até no empenho de promessas pedindo ajuda a Deus por solução rápida por já fazermos parte de suas vidas. Ainda no mês de março de 2003, eis que surge uma luz no final do túnel: O sonho vira realidade. A sonhada sintonia é liberada: 90.7MHz . Poucos meses depois entrou no ar em definitivo a Rádio Mundial FM. Com administração do competente advogado paraguaio Dr. Cezar Zelada, e direção de Roberto de Souza; freqüência 90,7 MHz.






Nossa história é real, é transparente, pregamos o amor, a paz, e a unidade sempre. Hoje somos líderes de audiência em nossa programação, graças a Deus, a credibilidade e contribuição de cada um: diretores, locutores, técnicos, funcionários, colaboradores, parceiros, patrocinadores e ouvintes. Permanecemos no edifício Espanha, em Cidade do Leste - Paraguai - este ano, completamos 15 anos de existência os quais comemoramos junto com todos vocês.






 






Autor do texto: Vanderlei de Almeida






 
conheça a equipe de locutores

visitante

4 6 4 6 9 7

envie seu comentário...

Opps! preencha corretamente os dados

enviar

peça seu som...

Opps! preencha corretamente os dados

enviar